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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como começar uma investigação

1 Circunscrever o tema da investigação

¡ Delimitar o contexto geral (período, zona geográfica, domínios disciplinares, autor(es), Tema

¡ Dicionários e enciclopédicas (ponto de partida da investigação)

n Clarifica conceitos implicados

n Tomar conhecimento com nomes, acontecimentos e palavras-chave que darão pistas para a investigação continuar

¡ Informações recolhidas de forma hierárquica face ao tema da invetigação

n Contextuais (económico, social, politico, histórico, intelectual, etc)

n Específicas que esclarecem pontos específicos do tema em investigação

¡ Enriquecer essas informações com outras referências bibliográficas e documentais.

2 Organizar informações recolhidas em função da investigação

¡ Distinguir as fontes (os textos e informações que vão ser analisadas e que serão a base da invetigação).

¡ Distinguir os comentários, estudos e obras que propões sínteses, críticas, análsies, interpretações…

¡ Distinguir opiniões pessoais

¡ Seleccionar as obras mais úteis à investigação

¡ Identificar os elementos que figuram nos documentos (titulo, autor, colecção), ajudam a avaliar sobre a importância do conteúdo

¡ Atenção à data da edição quando se pretendem informações actualizadas.

¡ Obras generalistas é desnecessária a sua leitura completa (o sumário e o índice ajuda a seleccionar apenas o que interessa à investigação)

¡ Recontextualizar o texto

¡ Utilizar factos (dados descritivios, datas, estatísticas…)

¡ Alargar a informação a outros domínios mais próximos

¡ Organizar as informaç~eos em torno de etapas de demonstração (factos, textos, comentários)

¡ Redigir distinguindo a reflexão pessoal dos textos e comentários aos quais a investigação conduziu

3 Definir a problemática

¡ Formular a questão(ões) que parecem colocar-se perante o conjunto de informação recolhida. Esta permitirá identificar a(s) hipótese(s) e desenhar as etapas de demonstração

¡ Aprofundar as informações em função das hipóteses identificadas inicialmente para as justificar ou não. Realizar pesquizas bibliográficas e consultar documentos.

¡ Tomar notas de determinadas informações (textos, citações, factos, datas,…) que poderão utilizar na demonstração (com referências precisas para as citações).

Hierarquizar e classificar as informações em função da(s) problemática

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