Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Análise da dissertação com a utilização do questionário

Procurando, embora muito tardiamente, reflectir em torno das questões apresentadas pela Profª, permitam antes de mais que previamente esclareça o seguinte: procurei fazer a minha reflexão antes de ler os contributos dos colegas que há muito o fizeram. Só depois disso fui tomar contacto com essses contributos, tentando comparar com a minha reflexão aqui feita.

Passemos então às Questões:

· A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário?

- Na verdade são muito bem aprsentados os objectivos que a autora procurou atingir com o questionário. Curiosa a forma de procurar responder a esses objectivos, sistematizando o estudo, primeiro em torno da Internet e suas representações, usos e expectativas e depois a questão da interacção com a Internet.

É como se tivéssemos em presença de duas questões que naturalmente se complementam e respondem muito bem aos objectivos claramente apresentados, nomeadamente na página 64.

· Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?

- Pelo que me é dado a conhecer, embora se perceba facilmente os passos da sua construção, essa apresentação não é feita claramente. No entanto, julgo que a intenção da autora é envolver-nos enquanto leitores da tese, do caminho que ela própria fez desde o momento em que definiu os objectivos subjcacentes à construção do questionário, até ao momento da apresentação dos dados que obteve. Na verdade é visivel que a construção do questionário passou por fases tão importantes como a definição de objectivos, a selecção e construção da amostra com representatividade no público alvo que procurou atingir, a própria análise e a apresentação dos dados. Se tivéssemos que apontar algo que devesse ser um pouco mais claramente apresentado, eu sugiria a fase da análise na medida em que simplesmente é referida como tendo utilizado o excel e pouco mais.

· A amostra é claramente identificada?

· É indicado o método usado na definição da amostra?

- Sim e de modo muito sistematizado. Na verdade preocupa-se em caracterizar o público-alvo, explicando o que esteve na base da construção da amostra. Identificou 2 grupos muito claramente (os alunos e os professores). Na apresentação dos resultados procura sistematizá-los nunca perdendo de vista os 2 grupos alvo. O método usado é também perceptível ao longo dessas descrições, mas não aponta qual o método usado (academicamente falando, claro).

· O questionário usado foi objecto de validação prévia?

- Como não podia deixar de ser foi aplicado experimentalmente a um número reduzido de alunos e professores, mas representativo, face à amostra que pretendeu estudar. Garantindo assim que, quando aplicado à amostra seleccionada, que os resultados fossem o mais fiáveis e representativos possiveis.

· Na explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário

- Aqui julgo que poderia ter havido uma maior explicitação do modo como foram tratados os dados. Na verdade a autora coloca o enfoque nos objectivos, na definição do público alvo e na apresentação dos dados com a consequente conclusão. Quanto ao tratamento dos dados apenas se percebe que a autora terá analisado e tratado com recurso ao excel, numa dinâmica percentual da amostra estudada, inferindo-se na mesma razão deuma forma directa para o público-alvo.

“Postado” em Mpel-Metodologia, por João Manuel dos Santos Quintas, a 16Fev10, às 16h07

Sem comentários:

Enviar um comentário